Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dicas para as crianças terem mais autonomia

Incentivar a autonomia nas crianças é fundamental para o crescimento delas, pois permite que desenvolvam melhor seu desempenho cognitivo, sendo assim capazes de resolver problemas sozinhas, obter melhorias na memória e até nos pensamentos. Confira dicas para ensiná-los sobre autonomia!

... continue lendo

Liberdade

Toda criança precisa aprender o valor da liberdade. Desde cedo você precisa conscientizar seus filhos para usarem bem o tempo livre deles.

Responsabilidade

A responsabilidade pode ser ensinada desde cedo. Seja com a organização dos brinquedos ou com a lição de casa, toda criança deve ser incentivada a ter responsabilidade. Claro, de acordo com a idade dela.

Obstáculos

Ensine as crianças de que obstáculos fazem parte da vida. O que deve ser ensinado também é que todos eles podem ser resolvidos e nunca evitados ou lamentar por eles.

Descobrir

Um dos aspectos mais importantes da infância é descobrir coisas novas. Em uma época onde tudo é novo, incentive as crianças a nunca perderem essa curiosidade pelo mundo.

Soluções

Estimule as crianças a pensar em soluções em vez de estimular a reclamar. Criança que aprende a pensar desde cedo cresce com mais autonomia e com mais capacidade para resolver problemas no futuro.

Qualidades

Toda criança deve ser estimulada a reconhecer suas qualidades desde cedo. Isso ajuda na autoconfiança e autoestima delas.

Regras

Quando brincar com as crianças com algum tipo de jogo, ensine a importância das regras e o porquê é justo cumprir todas elas.

Amor é essencial

Por mais que responsabilidade e regras sejam importantes, nunca se esqueça de amar e ensinar as crianças a amar. Esse é o fundamento de toda boa educação.

Amigos

Deixe as crianças terem amigos e estimule que elas passem bastante tempo com eles. A socialização desde cedo é um aspecto fundamental de uma vida saudável.

Tempo

Ensine a criança desde cedo a pensar em como aproveitar melhor o tempo dela. Se a lição de casa deve ser feita antes das brincadeiras ou não, etc... Ensine como ela pode fazer tudo em seu devido tempo.

Erros

Errar é humano. Quando a criança errar, ensine que os erros não devem ser para envergonhá-la, mas sim para trazer um aprendizado para a vida.

Respeito

Respeitar as diferenças é um aprendizado constante para a criança. Ensine que as outras crianças devem ser respeitadas por aquilo que elas são, mesmo que sejam muito diferentes dela.

Conquistas

Quando a criança conquistar algo, fale que comemorar é saudável, desde que sem exagero. Isso faz bem para a autoestima dela.

Pensar por si mesmo

Melhor do que dar uma resposta pronta para uma criança, é deixar ela pensar e encontrar as respostas por ela mesma. Estimular a pensar é saudável e essencial para ela aprender a ter autonomia.

Esportes

Praticar esportes é importante, desde que seja uma escolha que a criança faça de qual modalidade ela gosta mais. O que é feito por obrigação vai perder o estímulo rápido. Por isso, deixe a criança escolher.