Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Especial Umbanda

O Dia Nacional da Umbanda é comemorado no dia 15 de novembro para celebrar a religião considerada completamente nativa brasileira. Como não seria muito diferente, se tratando de um país tão diversificado, a religião nasceu da mistura de diferentes crenças do catolicismo, espiritismo e, além disso, tem forte presença de religiões de matrizes africanas. É uma das religiões mais seguidas no Brasil, mas ainda é submetida à intolerância religiosa e a preconceitos devido à desinformação. Muita coisa ainda não se sabe sobre a umbanda, normalmente coisas necessárias a serem desmistificadas. Com esse Especial Umbanda, reunimos nossos conteúdos para você conhecer melhor a religião!

... continue lendo

É preciso conhecer

A Umbanda é, de fato, uma das religiões que mais carregam a cultura afro-brasileira em suas doutrinas. Mostra-nos a sabedoria sagrada, os ensinamentos para a vida e para o espírito, e renova toda a nossa percepção sobre o ato de viver e morrer. Muitos ainda não sabem sobre a religião, já que apenas replicam mitos e preconceitos sobre ela. Venha conhecer 10 curiosidades que você não conhecia antes!

Dez curiosidades sobre a umbanda

O que é?

Dentre as religiões praticadas em territórios brasileiros, a umbanda e o candomblé são as que mais sofrem intolerância religiosa de pessoas que não conhecem suas linhas. Para combater a desinformação, vamos conhecer a umbanda por completo? Venha saber mais sobre ela!

O que é a umbanda?

De onde veio

O Brasil é rico em culturas e etnias devido aos fenômenos históricos que trouxeram povos para o nosso território e o enriqueceram com seus costumes e heranças. A origem da umbanda vem da mistura de diversas outras religiões e demais influências. Venha conhecer essa história!

Origem da umbanda

Elementos

A umbanda é uma religião rica em elementos, muitos deles são influências de religiões mais antigas e o contato com diferentes concepções e crenças. Você sabe exatamente o que são as pombajiras? Quem são as entidades, as oferendas e o que elas representam? Venha conhecê-las melhor aqui!

Os elementos da umbanda

Orixás

Uma das coisas em comum entre o candomblé e a umbanda são os orixás. Eles são entidades divinas que carregam diferentes símbolos e representações dentro de suas personalidades. Venha conhecer esses símbolos para lá de cultuados!

Orixás da umbanda

As 7 linhas

Uma das muitas características interessantes da umbanda são as 7 linhas, que representam as demandas da vida e dos conflitos, como da fé, da concentração, do amor e da renovação, dentre outras. Conheça todas as linhas da umbanda aqui!

As 7 linhas da umbanda

Suas práticas

O que muita gente desconhece a respeito da umbanda são as suas práticas e rituais. Especula-se muitas coisas sobre esses rituais que são, muitas vezes, tratados de forma pejorativa. Mas há muito o que saber e desmistificar sobre essa incrível religião. Conheça aqui os principais rituais!

Práticas da umbanda

Candomblé X umbanda

Existe tanta semelhança entre a umbanda e o espiritismo que, muitas vezes, se torna difícil diferenciar os dois. Mas, diferente do que muitos pensam, há muitas coisas diferentes entre as duas religiões. A umbanda se originou da mistura do catolicismo e do espiritismo, mas possui muitos elementos singulares. Venha saber quais são as diferenças entre eles!

Diferença entre candomblé e umbanda