Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Orixás do Candomblé

Você sabe o que são orixás? São ancestrais africanos que durante seu tempo na terra adquiriram um certo controle sobre a natureza. Eles foram transformados divindades e agora ajudam aqueles que acreditam em seu poder! Conheça cada um e suas principais características!

... continue lendo

Exu

Exu é o primeiro Orixá do Candomblé e o seu dia de celebração é a segunda-feira! Muitas pessoas de fora da religião acreditam que ele é uma entidade maléfica, mas isso não é verdade! A realidade é que ele é um mensageiro e executa apenas o que lhe é comandado, independentemente das consequências!

Ogum

Na Igreja Católica, Ogum é representado por São Jorge. Ogum é um Orixá guerreiro! Com a saudação "Ogunhê", que é feito em conjunto com o ato de se curvar, ele simboliza a luta pela vida, a força física e espiritual, também é celebrado às terças-feiras!

Oxumarê

No catolicismo, Oxumarê seria considerado como o São Bartolomeu. Ele representa a riqueza, a fortuna e o ciclo da vida! Celebrado às terças, a sua saudação de chegada é "Arroboboi".

Iroko

Pouco presente, a Iroko é uma entidade que tem manifestação restrita! Com ligação forte ao Xangô, outro Orixá, representa o tempo e também é celebrado na terça-feira. Sua saudação é maior, sendo ela: "Iroko y Só! Eeró!".

Xangô

Figura popular mesmo entre as pessoas mais leigas do Candomblé, o Xangô é a personificação da justiça! Comemorado às quartas-feiras, a sua celebração tem um grito de saudação: "Kao Kabiesilê!".

Obá

Representação de uma outra forma do poder dos ventos, o Obá é um Orixá que representa a senhora dos redemoinhos. Sua santa católica é a famosa Joana d'Arc e, celebrada às quartas-feiras, a sua saudação é "Xiré Yá".

Logun Edé

Comemorado na quinta-feira, sua saudação é "Olorikim!". Orixá caçador, é filho de Oxum e Oxóssi, por isso que o seu representante na igreja católica é o poderoso Santo Expedito!

Ossaim

Representado por São Benedito na igreja católica, a sua celebração é feita na quinta-feira, em conjunto com Oxóssi e Logun Edé. Altamente respeitado como o Orixá das plantas, a sua saudação é "Ewê ô!".

Oxum

Extremamente conhecido tanto no universo do Candomblé quanto fora, Oxum é o representante do amor, da maternidade e da fertilidade. Por ter muitas características consideradas maternas, na igreja católica, sua representante é a Nossa Senhora Aparecida. O seu dia de comemoração é no sábado e a sua saudação é "Ora yê yê ô!".

Nanã

Representada por Sant'Ana, é um dos mais antigos orixás do Candomblé. Nanã é associada aos idosos, à maternidade e aos castigos, como forma de educar. Celebrada às terças-feiras, sua saudação se pronuncia "Salubá!".

Oxóssi

O grande senhor das matas, protetor dos animais e seres que lá habitam, Oxóssi tem o seu dia de comemoração estabelecido às quintas-feiras! Atua também como um Orixá de caça, a sua saudação é "Okê aro!".