Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

10 razões para ser vegetariano/vegano

Você ouviu sobre vegetarianismo e veganismo por aí e ficou curioso(a)? Quais serão as consequências para o seu organismo e para o meio ambiente? Sacie a sua curiosidade nesta página.

continue lendo
Compartilhar

1. Salva vidas.

Você já pensou em quantos animais são abatidos por dia para produzir carne? Esse é o motivo que a maioria dos vegetarianos e veganos tiveram para adotar a nova dieta. Os bois, as vacas, os porcos e as galinhas sentem dor, assim como nós e como os animaizinhos que você tem na sua casa.

2. Amigos do meio ambiente.

Foi comprovado pela UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) que o consumo de carne e de outros produtos de origem animal é um dos principais causadores dos impactos ambientais como a poluição, o efeito estufa e muito, muito desperdício de recursos naturais. Os pastos abertos e usados para a plantação de grãos para a alimentação dos animais são, também, uma das causas do desmatamento no nosso país e em vários outros lugares do mundo.

3. Câncer, sai fora!

Apesar de as teorias não terem sido comprovadas, diversos estudos mundo afora ligam os produtos de origem animal (carne, ovos, laticínios) aos tumores, principalmente aos de estômago e o de mama.

4. Coração protegido.

Um estudo britânico publicado em 2013 revelou que aqueles que não comem nenhum tipo de carne possuem um coração mais saudável do que aqueles que comem. Os vegetarianos e veganos têm o colesterol ruim em um nível baixo, assim como a pressão arterial.

5. É capaz que você emagreça.

Mas não vale cortar a carne do cardápio e viver comendo batatinhas fritas, hein? Uma dieta vegetariana completa e equilibrada, além de fazer um bem danado para a saúde, pode acelerar o seu metabolismo e fazer com que você emagreça.

6. Quer economizar?

Pare para pensar: as verduras, os legumes, os cereais e as frutas são bem mais baratos que as carnes, os ovos e os laticínios, não são? Quando for ao mercado, preste atenção nisso. Com 50 reais, sua sacola voltaria mais cheia do açougue, com carnes, ou da feira, com alimentos naturais?

7. Touradas, zoológicos, rodeios…

A maioria das pessoas que escolhe esse tipo de dieta tem uma ideologia de não apoiar nenhuma agressão contra os animais. Isso inclui rodeios, zoológicos e tudo o que prive o animal de sua liberdade e o machuque psicologicamente e fisicamente. Com mais vegetarianos e veganos, as chances dessa violência cessar e de mais animais serem salvos são maiores.

 

8. Você vai virar chef!

Quando você tira a carne do seu prato, abre uma porta de possibilidades na culinária. Você vai olhar para aquela combinação de arroz, feijão e bife e vai perceber o quão monótonas eram as suas refeições. Buscando alternativas que possam suprir as necessidades nutricionais do seu corpo, você vai virar expert em pratos saudáveis e saborosos.

9. Pelo fim da fome no mundo.

Estima-se que, se a população norte-americana reduzisse o seu consumo de carne em apenas 10%, 100.000.000 pessoas poderiam ser alimentadas e terem a sua sede saciada com os grãos produzidos para fazer ração e alimentar os animais nos pastos.

10. Não, não é tão difícil!

É claro que toda mudança causa um estranhamento no início. É bom procurar um nutricionista para acompanhar essa nova fase da sua vida e tudo ficará mais fácil de lidar, com a sua rotina de alimentação estabelecida. Assim como os outros novos ciclos que virão durante os seus anos na Terra, o período de adaptação passa e depois tudo flui naturalmente.

fechar