Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia Internacional da Tolerância

Dia 16 de Novembro é celebrado o Dia Internacional da Tolerância. Confira aqui informações, curiosidades e mensagens sobre essa data tão importante para toda a humanidade, uma vez que é a tolerância a base de toda a convivência pacífica em meio a tanta diversidade.

... continue lendo

Origem

O Dia Internacional da Tolerância é comemorado no dia 16 de novembro e foi criado em 1996, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi idealizada a partir do “Ano das Nações Unidas para a Tolerância”, em 1995, com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) à frente.

Conheça os melhores discursos feitos na ONU

Princípios

Dia 16 de novembro é o Dia Internacional da Tolerância. Conforme definido na Declaração de Princípios sobre a Tolerância, aprovada pela UNESCO em 1995: “A tolerância é o respeito, a aceitação e o apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos”.

Base

Dia 16 de novembro é o Dia Internacional da Tolerância. Nas palavras do Ex-Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon: “A tolerância é a base do respeito mútuo entre as pessoas e comunidades, e é essencial para construir uma sociedade mundial unida em torno de valores comuns”.

Disponibilidade para aceitar

Segundo Ban Ki-moon, "a tolerância é uma virtude e uma qualidade, mas acima de tudo, a tolerância é um ato – o ato de se aproximar dos outros e ver as diferenças não como barreiras, mas como um convite ao diálogo e à compreensão.” Que o Dia Internacional da Tolerância, celebrado em 16 de novembro, seja um impulsionador para que aceitemos este convite.

Diversidade

Que o Dia Internacional da Tolerância, comemorado em 16 de novembro, seja uma oportunidade de sensibilização e de conscientização acerca de males como o ódio, a xenofobia, a homofobia, a misoginia, os estereótipos, dentre outros, que só ameaçam e destroem uma sociedade como a nossa, que é tão diversa.

Abertura ao outro

Dia 16 de novembro é o Dia Internacional da Tolerância. Que num mundo como o nosso, tão diverso e cada vez mais interligado, a ignorância, o medo e o ódio, que geram tantos conflitos, deem lugar ao respeito, à compreensão e à abertura ao diálogo.

Aprenda a ter mais empatia

Respeito

A tolerância não significa aceitar todas as práticas e opiniões, mas ter uma maior consciência e respeito pelos direitos humanos universais e liberdades fundamentais. Que o Dia Internacional da Tolerância, comemorado em 16 de novembro, seja um disparador dessa consciência, de forma a melhor lidarmos com o outro, respeitando suas escolhas e seu jeito de ser.

 

Compromisso de cada um

Dia 16 de novembro é o Dia Internacional da Tolerância. Façamos a nossa parte ensinando, incentivando, transmitindo esse valor tão essencial para a paz em uma sociedade como a nossa, que vive momentos tão tristes de manifestações de ódio e discriminação.

Reconhecimento de direitos

Em mensagem, por ocasião do Dia Internacional da Tolerância, no dia 16 de novembro de 2018, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, afirma: “A tolerância não deve ser entendida como uma resistência de pessoas cujas características diferem das nossas; em vez disso, deve ser entendida como uma prontidão para respeitar e apreciar os outros, para compreender plenamente o valor de outras culturas e para reconhecer os inalienáveis direitos iguais de todos os seres humanos.”

Grandes inspirações

Dia 16 de novembro é o Dia da Tolerância, e a UNESCO criou o “Prêmio UNESCO-Madanjeet Singh para a Promoção da Tolerância e Não Violência”. Os vencedores do Prêmio em 2018 são a cineasta canadense Manon Barbeau, que criou um programa de estúdio de música e vídeo móvel para aumentar a conscientização sobre a diversidade de culturas e línguas indígenas, e a ONG queniana Coexist Initiative, que trabalha para defender os direitos das mulheres e combater estereótipos de gênero.

Riqueza

Que no Dia Internacional da Tolerância, celebrado em 16 de novembro, renovemos nosso compromisso de trabalhar pelo diálogo, pelo respeito mútuo e pela consciência de que a diversidade humana é uma grande riqueza, e não motivo para nos distanciarmos e nos vermos como inimigos.

Frases sobre respeito