Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Dica para uma vida saudável

Veja nossas dicas para uma vida mais saudável e feliz! Disposição para o dia a dia alinhado com a mente e o corpo, um jeito melhor de levar a vida!

continue lendo
Compartilhar

Alimentação

A refeição deve ser bem distribuída ao longo do dia. Geralmente, a dieta ideal para melhoria na saúde e no desenvolvimento do metabolismo é a alimentação de três em três horas. Além disso, esses intervalos ajudam o organismo a não entrar na chamada "reserva de energia", que é o momento em que o corpo entende que pelo tempo em que se encontra em jejum, precisa começar a armazenar calorias e assim, dificulta até na perda de peso.

Refrigerantes

Descarte-os! JÁ!
Não adianta acreditar que por ser diet ou light alguma coisa vai mudar, porque na realidade, apenas a taxa calórica diminui, mas as substâncias que fazem mal ao corpo, permanecem na mesma garrafa.
Sucos prontos, também não são nossos amigos: eles possuem uma substância chamada frutose, que vêm das frutas e adoça os sucos prontos. O problema, é que em excesso, pode provocar aumento na pressão arterial, entre outros.

Não durma sem comer!

Como o corpo fica muito tempo sem se alimentar e durante o sono, o organismo fica sem receber nenhum tipo de nutriente, você pode acordar com uma fome descomunal no café da manhã e comer bem mais do que deveria.
Portanto, o jantar é de fato importante, o que não significa que deva ser algo pesado, é apenas para saciar sua vontade de comer e/ou não ir deitar de estômago vazio.

Saúde mental

Não basta comer tudo certinho, fazer exercícios mas não trabalhar a mente!
Nossa saúde não é apenas o nosso corpo, temos que cuidar do todo, entendendo que a soma de tudo, faz sermos quem somos, possibilitando assim, uma vida mais saudável e feliz.
O exercício da mente, pode ser feito de várias maneiras: através de leitura, jogos que peça sua atenção, entre outras variáveis, e é uma forma de exercício e prevenção, uma vez que pode prevenir de muitas doenças futuras, como Mal de Alzheimer, por exemplo.

Pare de fumar

Os malefícios causados pelo cigarro são tão famosos quanto o próprio.
Entre elas: aumenta o risco de doenças das coronárias, como angina do peito e infarto do miocárdio; aumenta em três vezes o risco de morte por infarto em homens com menos de 55 anos; em dez vezes o risco de tromboembolia venosa e infarto em mulheres que tomam anticoncepcionais.
Além disso, problemas respiratórios, se circulação, impotência sexual, problemas na pele visual e internamente, doenças cerebrovasculares, entre outras.
O cigarro contém mais de 40 substâncias cancerígenas que aumentam o risco de câncer de boca, faringe, laringe e traqueia; de pulmões, de esôfago, estômago, rins, bexiga e colo de útero entre outros.

Além de prejudicar as pessoas a sua volta, que são obrigadas a inalar a fumaça.

Seja seu próprio dono

Seja o dono da sua vida, controle-a da forma que te parecer mais conveniente.
Não deixe que as pessoas te forcem a seguir o rumo que lhes parecem melhor, seja você, o responsável pelas suas escolhas; o protagonista do seu próprio espetáculo!

Como se alimentar?

Opte por alimentos integrais ao invés de carboidratos refinados e afins.
Estes, levam mais tempo para serem digeridos e com isso te proporciona maior sensação de saciedade, além de colaborar com o funcionamento do intestino.
Outra dica legal, é incluir castanhas na sua rotina alimentar, pois são fontes ricas em fibra ferro, vitamina E e selênio, mineral importante para o bom funcionamento da tireoide.
Ovos também são importantes: ele contribui na memória e combate a fadiga. Pode ser substituído por carne, desde que não seja frito, caso contrário, é interessante comer apenas 3 ovos por semana.

 

Líquidos

A água é absolutamente essencial e disso a gente já sabe, né?
Mas líquidos durante o dia e ingeridos continuamente, mantém o metabolismo em movimento constante e também as atividades celulares.
Aguardar a sede chegar, significa que o corpo já está desidratado.

Não exagere no álcool

O álcool pode ser um dos maiores inimigos da sua saúde.
Além de prejudicar o fígado, ele dificulta na concentração, aumenta a frequência cardíaca e irrita a mucosa estomacal, podendo até causar problemas como úlcera e gastrite. Mas como a vida não é só drama, o vinho tinto pode ser benéfico pra você!
Uma dose de 250 ml todas as noites, ajuda na redução do estrogênio - que é considerado um dos riscos do aparecimento do câncer de mama.

Cuidado com a pele!

Sabe aquele papo de "use filtro solar?"
Pois é, o Bial não estava errado quando escreveu aquele textão cheio de coisas lindas, que levava esse título.
Afinal, nossa pele é o maior órgão do corpo, que nos reveste por fora, nos dando proteção, beleza e merecendo seus devidos cuidados!
Pessoas com a pele muito branca, tendem a envelhecer mais rápido e é por isso, que o filtro solar é absolutamente importante para diminuir o envelhecimento, as manchas e principalmente o risco de câncer de pele.
E isso não é só para as peles claras não, heim! A negra, pela sua quantidade de pigmentação é mais resistente, mas em muitos casos esteja atento, pois há o risco de uma pinta que surge no pé ser um sinal de melanoma, especialmente para quem tem a pele negra.

Movimento

Introduza o movimento na sua vida, ou seja, faça exercícios!
Manter a sua saúde, não significa apenas alimentação adequada e regrada. Vai muito além!
Os exercícios representam uma parte importantíssima da sua saúde, fundamental para o bem-estar e funcionamento geral do corpo.
Existe hoje, um leque gigantesco de possibilidades para que algo seja feito, ensinando inclusive, a forma correta de se movimentar!
Não perca tempo, aproveite sua vida da melhor forma possível!

Não se sobrecarregue

Entre algumas doenças e problemas que podem se manifestar no nosso corpo, o stress é por muitas vezes, o maior causador de todos eles.
Devemos lembrar sempre que a mente tem participação fundamental em todos os processos da nossa saúde, e que o stress e a sobrecarga que levamos do dia-a-dia, nos prejudicam neste aspecto.
Portanto, uma dica excelente para levar a vida de um jeito mais saudável é sempre fazer aquilo que estiver ao seu alcance, sem a necessidade de ser mais do que pode.
Todos temos limites e se não soubermos reconhecer os nossos, seremos prejudicados futuramente.

Por Maria Eduarda Kamarad

fechar