Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Motivos para adotar um animal

Seja gato ou cachorro, sua vida fica muito mais feliz com um animal de estimação. Separamos 22 motivos para você adotar um. Transforme sua vida e a de um animalzinho.

... continue lendo

1. Menos abandono

Mesmo com o intenso trabalho de diversas ONGs e sociedades protetoras, em São Paulo todos os dias são abandonados mais de 60 animais só no Centro de Zoonoses. Adotando um animal que foi deixado na rua, você estará ajudando a diminuir esse triste número que cresce cada dia mais.

2. Mudança na vida do peludo

Imagina pegar um cachorro ou gato em um abrigo e dar pra ele o carinho e todos os cuidados que ele precisa? Qual animal não merece isso? Além disso, a sensação de bem estar de ter contribuído para vida deste animal não tem preço.

4. Vaga para outros cães

As ONGs costumam estar lotadas, transbordando de cães. Quando você adota um animal em algum dessas instituições, está abrindo uma vaga para outro que precisa de ajuda.

3. Diminui o estresse

Você vai ficar muito menos estressado com o trabalho na companhia de um animalzinho! Uma pesquisa feita pela Universidade da Comunidade da Virginia mediu o nível de estresse de funcionários de uma empresa, durante uma semana. Uma parte destes tiveram que levar seus cachorros para o trabalho e a outra seguiria a rotina normalmente, sem companhia dos bichinhos. Todos os voluntários tiveram de responder a questionários e ceder amostras da própria saliva aos pesquisadores. No final do dia, os funcionários “solitários” acabavam o dia mais estressado do que os felizardos acompanhados pelo cão.

5. Grande amigo

Sem dúvida nenhuma, ele será um bom companheiro e guardião. Ficará incansavelmente ao seu lado e, caso necessite desabafar, ele estará ali, ouvindo atentamente, sendo um fiel amigo. Além disso, adotar também é um ato de amor e solidariedade.

6. Eles compreendem a dor humana

Sabe quando você está pra baixo e gostaria de uma companhia? A Universidade Goldsmiths divulgou um estudo que mostra que cães estão mais propensos a se aproximarem de pessoas tristes ou que estão passando por algum sofrimento. Isso mostra que cães têm empatia por pessoas e querem ajudar aqueles que estão com dor.

 

8. Ajuda você a ser mais sociável

Além de ser benéfico a saúde, cachorros contribuem para sua vida ser mais sociável.
O Periódico Britânico de Medicina concluiu que cães agem como catalisadores sociais, que ajudam pessoas a saírem de casa mais vezes, a abordarem desconhecidos facilmente e ainda reduz a solidão.

10. Vive intensamente

Você já parou pra pensar como um cão vive? O cão não remói o passado nem se preocupa com o futuro. Ele vive intensamente cada momento, aproveitando a comida e se deliciando com uma longa brincadeira, tira uma boa soneca à tarde e para eles dar uma volta no quarteirão é a melhor coisa do mundo. Viva como um cão, e você terá uma vida maravilhosa repleta de felicidade e bons momentos.

11. Aumento de imunidade

Quando a criança tem menos de um ano, ter um cão ou um gato em casa reduz em até 50% as chances do bebê desenvolver algum tipo e alergia. Uma pesquisa de médicos finlandeses acompanhou 397 recém-nascidos ao longo de um ano. E aqueles que ficavam menos doentes eram os bebês que tinham um cão em casa.

12. Não ao incentivo do comércio de animais

Adotar um animal tem um custo inicial baixo, no qual geralmente é o pagamento de uma pequena taxa de adoção que será revertida para ajuda da ONG. Além disso, você não estará incentivando o comércio de animais. O mundo das vendas de animais pode ser bastante cruel. Muitos criadores relatam que os ambientes têm péssimas condições. Na maioria dos casos os animais são tratados como mercadoria, visando apenas o lucro.

13. Melhoram o humor

Afinal, qual animal não nos deixa mais feliz? Podemos estar com toda raiva do mundo, deprimidos, angustiados. Quando um pet vem até nós abanando o rabo, nos olhando com aquele olhar que só eles tem, trazendo a bolinha pra brincarmos ou apenas sentando ao nosso lado, faz com que todo o sentimento ruim vá embora.

14. Coração saudável

Um grupo de pesquisadores monitorou a vida de 191 pessoas, de 60 a 80 anos, com colesterol alto, diabetes e pressão sanguínea alta. 40% dos participantes tinham cachorros. E era esse grupo que corria o menor risco de morrer (medido pela variação dos batimentos cardíacos). Já entre os que já tinham problemas nas artérias do coração, os donos de cachorros viviam, em média, até um ano a mais do que os outros. Os pesquisadores acreditam que, além de diminuir o estresse, a companhia do bichinho supre parte da nossa necessidade de interação social. E isso, claro, nos deixa mais saudável.

15. Ser mais responsável

Você passa a ter uma vida dependendo de você para comer, beber, tomar banho, passear e brincar. Pode parecer muita coisa, mas é tão gratificante e você aprende muito com tudo isso.

16. Gratidão

Poucas são as pessoas que nunca tiveram um animal pra cuidar mas que ao mesmo tempo se sensibilizam ao verem bichinhos abandonados, doentes, ou sendo maltratados. A gratidão de um bichinho de rua que recebe comida de você é um choque de realidade, faz bem pra você, e faz bem pra ele também. Se não pode e não tem condições de resgatar um animal de rua, considere ajudar e doar para ONGs da sua cidade que fazem isso.

17. Treinados

Muitos cachorros que estão pra adoção foram abandonados pelos seus antigos donos. Por isso, é muito comum que o cão já seja treinado, saiba onde fazer xixi e também algumas regras básicas como não mastigar sapatos. Se você não tem tempo de ficar treinando seu animal, adote um já adulto.

18. Fácil adaptação

Normalmente, animais de rua se adaptam a qualquer situação. Frio, calor, mudanças no ambiente, casa nova. Eles, infelizmente, foram acostumados e aprenderam a se adaptar, pois suas vidas mudaram muito.

19. Ensina a vida

É maravilhoso pra um ser humano poder crescer com animais de estimação. Os animais ensinam pra crianças a respeitar limites, respeitar os animais, respeitar o próximo. Ensina às crianças o poder do amor, a fragilidade da vida, a valorização do momento. Ensina as crianças a dividir, a amar, a ser altruísta. Ter um animal é a coisa mais maravilhosa que você pode fazer pelo seu filho.

20. Boa forma

Sabe aqueles quilinhos a mais que você precisa perder? Que tal a companhia de um cachorro para te ajudar? Afinal, é muito mais divertido sair pra correr com seu cão do que sozinho. Além disso, um estudo da Universidade de Londres determinou que crianças com cachorro em casa são mais ativas e se exercitam mais vezes do que aquelas que não tem.

21. Vira-latas são mais resistentes

Diferentemente do que muita gente pensa, isso não acontece por causa de genética. De acordo com o veterinário Mário Marcondes, do Hospital Sena Madureira, os animais que não tem raça pura já passaram por uma seleção natural. Só os mais fortes tendem a sobreviver nessas condições e são eles que acabam chegando a nossos lares.

22. Amor incondicional

Ele não te escolhe, mas não importa o que você faça ele sempre vai te amar, pois essa é a maior qualidade de um cachorro. Ele não te ama pela sua aparência e nem pelo dinheiro que você tem. Ele te ama pelo que você é, e percebe quando você está feliz ou triste, e tenta te animar. A única coisa que importa é que dividimos a vida com eles.