Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dicionário feminista

O feminismo é um movimento que luta pela igualdade entre os gêneros. Muitas vezes, ao termos um contato superficial com o movimento, nos assustamos com diversas palavras estranhas e desconhecidas. Entenda os termos mais usados na militância e saiba como usá-los.

... continue lendo

Apropriação cultural

Utilizado principalmente no feminismo negro, “apropriação cultural” é o termo usado quando uma cultura opressora usa coisas de uma cultura oprimida. Por exemplo, quando brancos usam turbantes e outros acessórios “exóticos” que são originalmente da cultura negra, tirando todo o sentido de resistência e significado cultural daquilo.

Cis

Você já ouviu falar do termo “homem ou mulher cis”? Cis é aquela pessoa que se identifica com o gênero que foi designado a ela ao nascer. Por exemplo, uma pessoa com vagina, que foi designada como mulher quando nasceu e que se identifica com o gênero feminino.

Desconstrução

O ato de desconstruir pensamentos, crenças e ensinamentos que têm feito parte de nossa cultura. Desconstruir é questionar piadas machistas, problematizar preconceitos e formas de opressão enraizadas em nossos próprios pensamentos.

Empoderamento

Perceber que você é dona de si mesma e que não precisa aceitar nenhuma forma de opressão, seja ela qual for. Empoderar-se é se tornar mais forte para lutar por aquilo que você tem direito!

Femicídio

Nome utilizado para classificar os assassinatos de mulheres por motivos específicos de gênero. Por exemplo, as mortes recorrentes à violência doméstica contra as mulheres.

Gaslighting

Quando uma mulher é forçada por um outro alguém a acreditar que é louca, paranoica e psicologicamente instável, começando a realmente acreditar nisso. Normalmente o gaslighting é visto em relacionamentos abusivos, onde o parceiro tenta tomar o controle da vida da mulher.

 

Heterossexualidade compulsória

É a pressão que a sociedade faz para que você seja heterossexual, como se não houvesse a possibilidade de uma mulher não gostar de homens. A homofobia, por exemplo, surge da heterossexualidade compulsória.

Interseccionalidade

Ponto de contato entre duas coisas. É comum que o feminismo se ligue também com outros movimentos, causando discussões, como: o feminismo e a luta LGBTQ+, o feminismo e a luta dos negros, etc.

Lugar de fala

Quando se trata de feminismo, o lugar de fala é das mulheres, pois elas são os personagens principais da causa. Quando um homem silencia a voz de uma mulher sobre feminismo, ele está roubando o seu lugar de fala. O mesmo acontece no movimento negro, onde o lugar de fala é exclusivamente de negros, e não de brancos.

Mansplaining

O termo em inglês vem de “explicação masculina”, que é quando um homem tenta explicar algum assunto a uma mulher, como se ela fosse burra e como se ele dominasse aquilo muito melhor do que ela, pelo simples fato de se achar superior apenas por ser homem.

Misoginia

É o machismo elevado ao extremo! O termo representa o ódio, desprezo e repulsa contra as mulheres, sendo um dos principais causadores da violência contra a mulher.

N-B

Presente em algumas discussões sobre feminismo, N-B é um termo relacionado aos gêneros. Não-binária é uma pessoa que não se identifica nem com o gênero feminino e nem com o masculino.

Objetificação

Qualquer tipo de relacionamento com a hipersexualização das mulheres. É a crença de que as mulheres não têm nada a mais para oferecer além de seus corpos. Vemos exemplos de objetificação de mulheres constantemente nas mídias, por exemplo.

Patriarcado

É o sistema social baseado no controle dos homens sobre as mulheres. No patriarcado, as mulheres não têm lugar nas esferas políticas, econômicas e midiáticas.

Relacionamento abusivo

Quando em um relacionamento, seja ele de cunho amoroso, familiar ou de amizade, tem abuso de uma das partes. Os abusos dentro de um relacionamento abusivo podem ser sexuais, psicológicos, físicos ou emocionais.

Representatividade

Quando um grupo de minoria é representado de alguma forma, seja na cultura, na política ou nas mídias. Por exemplo, quando mulheres alcançam cargos de chefia ou cargos políticos.

Revenge porn

Traduzido do inglês, a “pornografia de vingança” leva esse nome por normalmente se tratar de pessoas querendo se vingar após o fim de um relacionamento. É quando fotos e/ou vídeos íntimos vazam na internet, o que pode causar danos emocionais na vítima.

Slut-shaming

O termo é usado para as situações em que se julga uma mulher por seus comportamentos sexuais ou pelas roupas que ela usa.

Vertentes feministas

Por fim, o feminismo é um movimento que tem como propósito divulgar a igualdade entre homens e mulheres, seja de qual classe, gênero ou raça eles forem. Por isso, o feminismo acaba se dividindo em várias vertentes, como: feminismo radical, feminismo negro, feminismo liberal e o feminismo interseccional.

Sororidade

Uma das bases do feminismo! A sororidade é o sentimento de irmandade entre as mulheres. É ter empatia pelas outras e querer sempre o bem da sua semelhante, acabando com a cultura de ódio entre mulheres.