Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

O que é um esquerdomacho?

Os homens e o feminismo são duas coisas que podem estar unidas, sim, mas infelizmente muitos rapazes que levantam essa bandeira ainda não entenderam de verdade sobre o que se trata o movimento... E aí nascem os famosos "esquerdomachos". Quer saber mais sobre eles? Descubra tudo aqui!

... continue lendo

O que é esquerdomacho?

“Esquerdomacho” é a expressão usada pelas feministas para tratar de homens de esquerda, mas que continuam sendo machistas. Afinal, é como diz a famosa frase: “nada mais parecido com um machista de direita do que um machista de esquerda”. Aqui vamos colocar algumas frases típicas ditas pelos “esquerdomachos” para você ficar esperta e não cair num machismo disfarçado de feminismo:

Seja mais aberta com sua sexualidade

É claro que a sexualidade feminina é muito reprimida pela sociedade e, portanto, é uma atitude feminista ser aberta a ela. Entretanto, muitos homens usam esse tipo de frase para fazer mulheres de objetos sexuais. Querem dormir com você e no dia seguinte não te ver mais. Alguns ainda, depois de conseguirem o que queriam, humilham as mulheres em relação à sua sexualidade. Tenha cuidado.

Você pode ficar com mulheres

A bissexualidade entre mulheres existe e é muito legal que seu namorado entenda isso. Porém, é também um fetiche masculino o ato sexual entre duas mulheres. Então, desconfie quando seu namorado disser que você pode ficar com outras mulheres, mas não com outros homens. Ele não está aceitando sua orientação sexual, e sim criando fetiches.

Feminismo só segrega

Existem muitos homens que aceitam as mulheres em movimentos de esquerda, mas não aceitam suas pautas. Muitos dizem que separar os homens das mulheres é justamente o que os burgueses querem e, portanto, as pautas do feminismo deveriam ser deixadas de lado por um objetivo maior. Mas não aceite essa argumentação: mulheres trabalhadoras também merecem direitos e não apenas ficarem limpando a sujeira de seus maridos. Feminismo faz parte da luta sim!

15 coisas que os homens precisam entender sobre feminismo

Já li Simone de Beauvoir

Essa é clássica: o homem que acha que sabe mais feminismo do que você, mulher, só porque já leu Simone de Beauvoir ou alguma outra escritora feminista. É legal que ele tenha conteúdo, mas isso não diz nada. Existem muitos machistas por aí com boas referências. Não se deixe ser calada.

Feminismo é menos importante

Muitos homens aceitam o feminismo, mas adoram dizer que ele é menos importante do que outras lutas. Falam que é mais importante acabar com a fome ou com a guerra na Síria. Bom, existem mulheres que passam fome e existem mulheres sírias. Elas também merecem direitos e o feminismo também luta por elas.

Mas os homens também sofrem

Uma argumentação clássica é a do homem que valida o feminismo, mas logo em seguida começa a falar do sofrimento dos homens. Tudo bem, os homens sofrem. Mas por que eles só falam desse sofrimento com as mulheres feministas? Por que não falam entre eles? Por que não começam a própria revolução entre eles? Não, eles não querem ficar mal com os amigos, só querem afirmar seu poder sobre as mulheres. Não deixe que isso aconteça.

Leia também: Feminismo não é o oposto do machismo!

 

Só a luta de classe

Outra frase comum é “não existe machismo, é tudo uma questão de luta de classe”. De fato, uma mulher trabalhadora sofre mais do que uma mulher burguesa. Aliás, um homem trabalhador tem menos direitos do que uma mulher burguesa – mas a burguesa sempre tem menos privilégios do que o burguês, e a trabalhadora tem menos privilégios do que o trabalhador. Portanto, o feminismo também pode ser marxista e continua sendo uma luta necessária.