Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Formas de lutar pela igualdade de gêneros

Durante muito tempo as mulheres não podiam nem mesmo votar. Elas tinham deveres bem estipulados e a submissão era comum. O pensamento coletivo já começou a mudar, porém há um longo caminho até a verdadeira igualdade de gêneros. O feminismo veio para ficar!

... continue lendo

Piada do século passado que na verdade é preconceito

Vivemos em uma sociedade que está mudando seus valores, a juventude está buscando mostrar que não é porque algo era o padrão que é correto. Se sua atitude desrespeita uma pessoa por ser mulher, por exemplo, pare! Não use o discurso de que é uma brincadeira, é comum, apenas reflita como a pessoa se sente ao ser inferiorizada apenas pelo seu gênero sexual através de piadas desrespeitosas!

Violência contra a mulher

Os casos de violência contra a mulher são absurdos e os números são assustadores! Mesmo em uma sociedade que vem lutando por seus direitos, temos muitas mulheres que vivem em relacionamentos abusivos e muitas vezes não sabem como sair dessa relação e onde procurar auxílio! Existem muitas ONGS que combatem a violência contra a mulher, vamos auxiliar, porque são instituições sem fins lucrativos! Ajuda financeira, material ou auxílio nos serviços prestados, perto de você com certeza deve existir alguma!

Pelo direito das mulheres

As leis têm o intuito de proteger o povo em um país democrático, como é o país que vivemos. Nesse sentido ela deverá defender os direitos de todos de forma igualitária. Hoje existem muitos abusos, em diversas áreas, relacionados à desigualdade que existe entre os gêneros. É necessário que ocorra essa mudança, que existam leis protegendo as mulheres em todos os âmbitos que elas sofrem todo e qualquer tipo de preconceito.

Mulheres na política

As mulheres precisam se engajar mais na política, acompanharem as decisões dos políticos, principalmente os que votaram ou os candidatos que pretendem votar! A filiação em partidos que defendam a igualdade de gêneros e posteriormente a possível candidatura para mudar esse quadro dominado por homens nas casas legislativas é algo muito importante para a luta pela igualdade de gêneros, porque esse local representa o povo e cria as leis, precisamos ter as nossas vozes ativas lá!

Igualdade de salários

Dois candidatos estão na fase final para conseguir uma vaga em uma multinacional. Ambos possuem o currículo idêntico e a mulher até se sai um pouco melhor na seleção. Ambos são contratados para a mesma função, mas como um é homem o seu salário é maior, sem nenhuma explicação legal ou cientifica, nada. Apenas por preconceito e ignorância é feita essa diferenciação! Isso não pode ser aceito, é preciso lutar para que entendam que não se mede capacidade de exercer uma função melhor ou não apenas pelo seu gênero sexual.

Denuncie qualquer tipo de agressão

Aquele ditado que “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher” é muito infeliz! Porque sinceramente dá a entender que se você ver algo errado acontecer entre um casal, ninguém pode interferir. Isso precisa ser desconstruído já! Como alguém tem que ficar calado se ver uma pessoa agredindo outra, ninguém tem esse direito, não importa o grau de parentesco! Se você ver alguém agredindo, não tenha medo, denuncie! A denúncia é feita sem te expor e com certeza você estará ajudando muito essa mulher que estava sofrendo as agressões.

Família machista

Naquele almoço de domingo com a família toda reunida, somos obrigados a ouvir piadas machistas ou escutar os homens da família reunidos e ficar sabendo que estão compartilhando uma foto intima de alguma mulher que o ex-namorado vazou na rede. Sabemos que a discussão nem sempre é bem vista e às vezes não alcança bons resultados, mas uma conversa amigável em que você mostre como essas atitudes são prejudiciais para a mulher, mostre que o mundo mudou e isso não é mais aceitável porque as mulheres estão lutando por seus direitos e exigem ser respeitadas, talvez surta efeito e assim consiga ir plantando a semente da mudança ao seu redor.

 

Amor não machuca ninguém

Aquela história de “tapinha de amor não dói”, não existe isso! Amor não machuca, amor não agride! Se você sofre qualquer tipo de agressão, denuncie, não tem porque se envergonhar, você é vítima! Lembre-se o amor não é dor, não é sofrimento, se for isso estão distorcendo e você precisa se libertar dessa relação abusiva!

Apanhar do companheiro não é normal

Escutamos muitos relatos de pessoas que presenciam agressões contra mulher, principalmente por parte de seus companheiros. A pessoa se nega a denunciar quando alguém tenta ajudá-la para que fique protegida contra essas agressões. Por medo, por acreditar que a pessoa a ama e aquilo é normal, até achar que merece apanhar por supostamente ter feito algo errado! Não desista de ajudá-la, denuncie você, de forma discreta, porque essa mulher precisa de ajuda psicológica. Afinal, não é normal uma pessoa aceitar se manter em uma relação dessa forma, isso será essencial para que ela consiga sair dessa relação doentia.

Leis que beneficiem a igualdade entre gêneros

A melhor forma de podermos mudar as leis brasileiras e criar novas que protejam os direitos das mulheres, que realmente tragam a ideia da igualdade de gêneros, é conseguir modificar a situação atual nas casas legislativas. O número de mulheres na Câmara dos deputados e Senado é mínimo, vergonhoso. Quem é que vai lutar pelos nossos direitos e propor projetos que busquem fortalecer essa causa? Pense! E que isso te ajude a escolher bem nas próximas eleições...

Ensinar os “bodes” a respeitar

Como muitos dos ditados antigos, o ditado “proteja suas cabritas porque o meu bode está solto” é mais um que incita algo preconceituoso e errado! Traz o sentido que os homens podem ser “mulherengos” e os pais tem que ensinar as suas “cabras” a serem comportadas, recatadas e assim estarem protegidas desses rapazes! Devemos corrigir qualquer pessoa que usar esse ditado dizendo que os “bodes” têm que ser ensinados que não deve desrespeitar uma mulher, que o que ele não gostaria que fosse feito com ele, não deveria fazer com o outro!

Mulheres são capazes

O mundo mudou e as mulheres hoje não são mais apenas donas de casa, elas estão descobrindo o seu potencial, sua capacidade e com isso entrando em um mundo empresarial. Um mundo que ainda é muito machista e existe o preconceito em relação ao gênero sexual, como, por exemplo, a mulher não poder alcançar cargos de gerência ou diretoria. É preciso mudar esse conceito porque as mulheres podem exercer as funções com a mesma competência!

Mulher não é apenas um corpinho bonito

Sentado no sofá assistindo televisão, no comercial nos deparamos com aquela propagando que coloca a mulher como um “pedaço de carne” literalmente, que tem que mostrar seus atributos físicos, como seio e bunda, para chamar a atenção para o produto que está sendo apresentado! Devemos ser consumidoras conscientes, entender que se essa empresa tem essa visão da mulher, não devemos ser suas clientes, assim talvez quando a empresa perceber como somos muitas e unidas repense seus valores!

Educar as crianças sobre a igualdade de gêneros

A educação é a melhor arma para lutarmos contra a desigualdade de gêneros, para que as próximas gerações já tenham diferentes conceitos e que as meninas que se tornarão mulheres não sofram os mesmos problemas das gerações passadas! Ensinar valores corretos aos meninos, que eles saibam respeitar e valorizar as mulheres e as meninas estarem cientes dos seus direitos para nunca se deixar inferiorizar e poder lutar por seus direitos!